Planejamentos e Projetos


LÍNGUA PORTUGUESA I

Fominha de bola
Não importa se é futebol de quadra, campo, areia
ou rua. O importante é matar a vontade de bater um
bolão com os amigos.
É nas partidas de futebol de rua que podem sur-
5 gir grandes craques. A tática de jogo é simples: um
amigo vai chamando o outro, e, assim, o time se for-
ma. Pedro, que está fazendo o curso de Direito, con-
ta com orgulho o progresso do seu time, que jogou a
final do campeonato Cariocão CFC, no mês passado:
10 – Formamos o time há oito meses. Todo fim de
semana jogamos em algum clube. O legal é que cada
pessoa é de um colégio ou faculdade diferente – con-
ta Pedro.
O esquema é tão organizado que, além dos uni-
15 formes produzidos e bancados pelos próprios joga-
dores, um juiz profissional é convocado para apitar
a partida. A árdua missão de pôr ordem na casa fica
para o professor Rafael. Para ele, a regra é clara.
Não tolero violência. A minha formação é em
20 futebol de campo. Já conheço os jogadores há um
bom tempo.
Saindo do campo e matando a bola no peito, na
areia, os amigos José e Felipe encaram o altinho de
forma mais relaxada, à beira-mar, em Ipanema.
25 – Na rodinha não rola competição. É o jogo mais
democrático que existe. A gente joga no mesmo local,
mas agora mudamos o horário, pois temos que seguir
algumas regras impostas pela Prefeitura – queixa-se
José, em relação à proibição de jogar bola perto do
30 mar das 8h às 17h.
Com a proibição, muita gente migrou para o fu-
tevôlei. Um deles foi Ricardo. Ele afirma que o clima
na rede é de paz. Mas, quando a coisa esquenta, só
mesmo um mergulho para acalmar.
35 – No dia seguinte, fica tudo tranquilo novamente
brinca.
MORGADO, Carolina. O Globo, 13 jul. 2010.

1-O Texto I tem o título “Fominha de bola” porque fala de pessoas que estão sempre:
(A) com fome e precisam ser bem alimentadas.
(B) com muita energia para gastar de qualquer forma.
(C) prontas para se divertir.
(D) desejosas de jogar futebol, seja onde for.
(E) interessadas em assistir a uma partida de futebol.

2-No Texto I, a expressão “...bater um bolão com os amigos.” ( . 2-3) significa estar com os amigos
(A) fazendo um grande bolo.
(B) batendo uma bola de basquete.
(C) jogando futebol.
(D) preparando um jogo da sena acumulada.
(E) brincando com uma grande bola.

3-De acordo com o Texto I, a tática usada para formar um time de futebol é
(A) um amigo chamar o outro.
(B) um universitário convidar outro colega de sala.
(C) um professor de Educação Física convocar seus alunos.
(D) o organizador convocar os jogadores pela Internet.
(E) o treinador conhecer os jogadores da praia.

4-Os jogadores do time do universitário Pedro são:
(A) todos do mesmo colégio.
(B) todos estudantes universitários.
(C) componentes do time Cariocão CFC.
(D) sócios de um clube de futebol.
(E) de colégios e universidades diferentes.

5- Na frase, “um juiz profissional é convocado para apitar a partida.” ( .16), a palavra em destaque significa:
(A) chamado.
(B) treinado.
(C) sorteado.
(D) dispensado.
(E) pago.

6- De acordo com o Texto I, José, Felipe e seus amigos mudaram o horário de jogar futebol na areia, perto do mar, porque a(o):
(A) praia estava sempre cheia.
(B) Prefeitura impôs novas regras.
(C) maré tem subido muito.
(D) futebol à noite é mais leve.
(E) sol estava muito quente.

7- Em, “Mas, quando a coisa esquenta, só mesmo um mergulho para acalmar.” ( .33-34), a expressão destacada acima pode ser substituída, sem mudar o sentido da frase no Texto I, por:
(A) a areia fica muito quente.
(B) o jogo está emocionante.
(C) o sol está muito forte.
(D) os fiscais da Prefeitura chegam.
(E) os jogadores ficam nervosos.

8- De acordo com o Texto I, “muita gente migrou para o futevôlei.” ( . 31-32) porque
(A) foram formados novos times para jogar futebol.
(B) foi estabelecido horário para jogar bola na beira do mar.
(C) ficou muito perigoso jogar perto do mar por causa das ondas.
(D) é um esporte mais moderno.
(E) há competição entre os jogadores do altinho e na rodinha.

9- Vários fatos estão acontecendo com Pedro e estão relacionados a seguir. Numere-os de 1 a 4 conforme a sequência correta dos acontecimentos na vida de Pedro.
( ) O time de Pedro jogou a final do Cariocão.
( ) Para formar o time de Pedro, um amigo foi chamando o outro.
( ) Pedro e seus amigos conseguiram formar um time há oito meses.
( ) Pedro vai se formar em Direito.

A numeração correta, de cima para baixo, é
(A) 1 – 3 – 4 – 2
(B) 2 – 4 – 3 – 1
(C) 3 – 1 – 2 – 4
(D) 3 – 4 – 2 – 1
(E) 4 – 2 – 1 – 3

10- Em “A árdua missão de pôr ordem na casa fica para o professor Rafael.” ( .17-18), de acordo com o Texto I, significa que o professor Rafael:
(A) mora numa casa desarrumada.
(B) é responsável pela disciplina nos jogos.
(C) precisa organizar o lugar onde vive e trabalha.
(D) é convocado para apitar os jogos.
(E) adota regras para formar times de futebol com univer-
sitários.
11- De acordo com o Texto I, o professor Rafael tem uma “...árdua missão...” ( . 17). Dentre as palavras abaixo,
aquela que significa o CONTRÁRIO da palavra em destaque é:
(A) difícil.
(B) trabalhosa.
(C) complicada.
(D) fácil.
(E) penosa.
  1. Marque um (x) na frase que tem sujeito composto:
( A)um juiz profissional é convocado para apitar a partida.
(B)os fiscais da Prefeitura chegam.
(C)os jogadores e os torcedores ficam tensos.
(D)a areia fica muito quente.
(E)foram formados novos times para jogar futebol.

13- o Sujeito da frase abaixo è classificado como:
Formamos o time há oito meses.
(A)simples
(B)composto
(C)oculto
(D)inexistente
(E)indeterminado